Saber mais do que uma língua está a tornar-se rapidamente um requisito para quem quer competir e prosperar num mundo onde as fronteiras e as barreiras são cada vez menos relevantes. Para além da língua em si, os alunos multilingues podem tirar partido de todas as competências cognitivas e sociais que a acompanham, o que os torna excelentes empregados, líderes nas suas comunidades e verdadeiros cidadãos globais.
Os EUA ficam para trás no ensino de línguas
A maioria dos estudantes nos EUA termina o ensino secundário sabendo apenas uma língua, o que faz com que seja o único país desenvolvido do mundo onde a aprendizagem de línguas não é uma prioridade reconhecida.
Nos Estados Unidos, apenas um em cada cinco alunos do ensino básico e secundário1 (e cerca de um em cada 12 alunos universitários2) está inscrito numa aula de línguas internacionais. Trata-se de um número lamentavelmente pequeno de estudantes, especialmente quando comparado com outros países:
92% dos estudantes na Europa aprendem outra língua na escola.
Cerca de 1 em cada 4 canadianos consegue manter uma conversa em inglês e francês.
Em África, cada vez mais escolas ensinam tanto a língua materna do aluno como o inglês, o francês, o neerlandês ou o português.
Embora seja difícil fazer medições exactas, muitas fontes estimam que uma em cada duas pessoas no planeta sabe pelo menos duas línguas.
Pode ter havido uma época nos EUA em que tornar-se multilingue era um luxo. Mas para prosperar num mundo interligado – com a sua população em expansão, tecnologias em evolução e ênfase crescente na competição global – é um requisito. E lembre-se, três em cada quatro pessoas não falam inglês.
Os 10 principais benefícios de aprender mais de uma língua
1. Melhora a sua carreira e os seus negócios
Quando os empregadores fazem uma lista das competências que mais procuram num candidato, “saber mais do que uma língua” está entre as oito principais, independentemente do cargo, do sector económico ou da experiência do candidato. Por outras palavras, quer seja um engenheiro, um empregado de restaurante, um vendedor ou um pequeno empresário – qualquer função em qualquer sector – o multilinguismo servirá bem os seus objectivos profissionais.
E, embora saber mais do que uma língua seja uma forma poderosa de se distinguir dos seus pares e colegas, está a tornar-se cada vez menos um “bom ter” e cada vez mais um requisito profissional. 90% dos empregadores norte-americanos afirmam depender de empregados que falam mais do que uma língua – sendo que uma em cada três destas empresas refere um “défice de competências linguísticas” significativo.
2. Criar ligações mais profundas com mais pessoas
Quando se consegue comunicar com alguém na sua língua, abrem-se infinitas possibilidades de contacto. Toda a experiência de interagir com os seus semelhantes – conhecê-los, trabalhar com eles – é enriquecida pela partilha da sua língua. Será moldado pelas comunidades. Sentir-se-á humilde perante a bondade de estranhos. Construirá amizades para toda a vida.
Quando se consegue comunicar com alguém na sua língua, abrem-se infinitas possibilidades de ligação.
3. Aperfeiçoe a sua capacidade de decisão
As decisões tomadas numa segunda língua são mais orientadas pela razão do que as decisões tomadas na primeira língua.3 Ao enfrentar um desafio numa segunda (ou terceira ou quarta) língua, ganha a objetividade e a distância emocional necessárias para avaliar corretamente a situação. O resultado? Escolhas claras feitas através de um pensamento sólido e sistemático.
4. Alimente o seu cérebro
A investigação indica que as pessoas que falam mais do que uma língua desenvolvem uma melhor memória, talento para a resolução de problemas, capacidade de concentração e tendência para serem criativas do que as pessoas que falam apenas uma língua. Saber pelo menos uma segunda língua também reduz as hipóteses de declínio cognitivo com a idade.
5. Valorizar outras culturas
A cultura é o conjunto de tradições, artes, costumes, instituições sociais e realizações de um grupo, transmitidas de geração em geração. Mas a forma mais segura de compreender uma cultura – de a conhecer, de sentir empatia por ela e de a adorar – é conhecer a sua língua. Em estudos efectuados, as crianças que estudaram uma língua adicional gostam e respeitam a cultura associada a essa língua, bem como demonstram níveis mais elevados de empatia e tolerância. A aprendizagem de línguas aprofunda e expande a forma como nos movemos no mundo.
A aprendizagem de línguas aprofunda e expande a forma como nos movemos no mundo.
6. Ver o mundo (de forma mais completa)
Quando se viaja para algum lado e se conhece a língua, toda a experiência se transforma. Viajar torna-se mais dinâmico – mais cheio de nuances e oportunidades. Conhecer a língua permite-lhe escapar à “bolha turística” e interagir com pessoas e locais que mais ninguém conhece. Pode ler os sinais de trânsito para encontrar locais fantásticos, participar em conversas mais significativas e mergulhar na cultura, comida e arte locais.
7. Aumenta a tua confiança
Quando está a aprender uma língua, vai cometer muitos erros – muitas vezes em frente ao público do seu professor e dos seus colegas. Mas esses “erros” são, na verdade, passos para se tornar um falante mais proficiente e um aprendiz mais resiliente. Estudar uma língua permite-lhe correr riscos e entrar em algo novo e ligeiramente desconfortável, oferecendo uma oportunidade fantástica para crescer e amadurecer. E quando acabar por conversar com alguém na sua língua, a sua sensação de realização será inigualável.
Estudar uma língua permite-lhe correr riscos e entrar em algo novo e ligeiramente desconfortável, oferecendo-lhe uma oportunidade fantástica de crescer e amadurecer.
8. Expande a tua perspetiva
Aprender outra língua significa aprender outra cultura. E aprender outra cultura significa fazer comparações entre ela e a sua própria cultura. É natural que descubra lugares – positivos e negativos – onde as culturas divergem. A sua compreensão da grandiosidade da diversidade e do engenho da humanidade cresce em mil novas direcções.
9. Experimenta a arte na sua forma original
A maior parte da história e da arte do mundo – os seus livros, notícias, filmes, música, ensaios, histórias e experiências online – estão numa língua que (ainda) não conhece. Com mais de 7.000 línguas faladas na Terra, poderia passar inúmeras vidas a explorar os muitos materiais de origem se ao menos soubesse a língua. Ler um poema de amor de Neruda no seu espanhol original, recitar os épicos de Homero no seu grego original ou ver “Rashomon” no japonês original de Kurosawa são experiências profundas que só a aprendizagem de línguas pode oferecer.
10. Tornar-se um poliglota
Quando se aprende uma segunda língua, acontecem duas coisas espantosas. Primeiro, passa a conhecer e a falar melhor a sua primeira língua. Em segundo lugar, aprender uma terceira língua é muito mais fácil do que a segunda (especialmente para as crianças).4 Dê um passo corajoso para comunicar em tantas línguas quantas quiser!